Sabe o que significa “Diversity Washing”?

A sustentabilidade nas organizações é um tema relevante no cenário atual e vislumbrando oportunidades de uma nova economia mais verde e inclusiva, os temas Ambientais, Sociais e de Governança – ASG, são bússolas para o novo mercado, mais complexo, mutável e competitivo, onde empresas precisam entregar valor para a sociedade (Kotler, Philiip, 2021). Temas esses, transversais, importantes em todas as áreas da organização.

Nesse contexto, a empresa, ao apresentar sua política de DE&I (diversidade, equidade e inclusão), para clientes, acionistas, funcionários, stakeholders e o mercado, precisam alinhar o discurso com ações práticas e políticas que validem essa comunicação. No que tange ao social, trazem a responsabilidade e o compromisso de atuarem promovendo políticas afirmativas de impacto real para funcionários e sociedade, sob pena de incorrerem no risco do diversity washing.

E o que é diversity washing?

O termo e conceito difundidos por Liliane Rocha, autora do livro Como ser um Líder Inclusivo, configura uma atitude semelhante ao greenwashing (lavagem verde), empresas que tentam criar uma impressão de ambientalmente correta e sustentável, construir uma imagem de preocupação e zelo com o meio ambiente, porém, não se responsabilizam com a temática, trazendo riscos legais, de reputação e perda de capital.

Na diversidade, podemos traduzir então o termo, para empresas que criam uma imagem, uma maquiagem, uma impressão como socialmente correta e sustentável,  quando na realidade, não possuem um posicionamento amparando o “S”, no pilar Social, gerando uma inconsistência entre a sua comunicação e suas políticas de responsabilidade e compromisso com o tema, ou seja, diversidade de fachada, pois não promovem DE&I.

Precisamos ir além do letramento e da comunicação, as empresas precisam ter uma gestão estratégica para a DE&I, precisam promover a mudança cultural em todos os setores da organização, pois somente com educação efetiva teremos oportunidade de criarmos espaços realmente diversos, acessíveis, inclusivos e plurais nas organizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

Artigos Relacionados

CONHEÇA mais conteúdos de nosso blog

plugins premium WordPress